News

2º Encontro de Agronegócio Florestal

2º Encontro de Agronegócio Florestal

No último dia 27 de abril nas dependências da Agropecuária Majuara, em Ventania/PR, ocorreu o 2º Encontro de Agronegócio Florestal, com grande adesão de produtores rurais das cidades de Tibagi, Curiúva, Castro e Ventania.

O evento teve apoio do Grupo RB, com mais de 110 anos de tradição na produção e comercialização de resina, breu e seus derivados, processa mais de 100 mil toneladas de goma resina por ano, sendo reconhecido mundialmente por sua liderança no setor.

Na ocasião, os participantes tiveram oportunidade de assistir palestras sobre silvicultura, resinagem e mudas geneticamente melhoradas de pinus elliotti, que proporcionam alto rendimento na produção de resinas. Representando o Grupo RB estiveram presentes o Diretor Florestal Airton Tavares e Ester Bagietto da Área Comercial, e os palestrantes Vinicius Gontijo Coordenador de Pesquisa e Viveiro e Rafaela Mayrinck, Supervisora Florestal.

Entre os temas apresentados pelos especialistas do Grupo RB, destacamos pesquisa e   melhoria genética da espécie de pinus elliottii, desenvolvida desde a década de 80, resultando em mudas com alta performance na produção de resina e madeira. Atualmente o Grupo RB comercializa o mesmo material genético utilizados em suas florestas.

Durante o evento foram apresentadas amostras dos produtos fabricados da goma resina, os principais produtos são o breu e a terebintina, e a goma base para produção de chicle. Os produtos derivados da goma in natura do pinus são aplicados em vários produtos tais como refrigerante, tintas, vernizes, colas, ceras, solventes, além da indústria de cosméticos e farmacêutica.

“Ficamos muito felizes em receber esse seleto grupo de agricultores interessados em plantio de pinus, para produção de goma resina e madeira. Trata-se de uma atividade muito lucrativa no curto e médio prazo, podendo significar uma fonte de renda extra para o homem do campo”, afirmou Jurandir Proença Lopes, sócio-proprietário da Agropecuária Majuara.