Institucional

Sobre o Grupo

Um dos maiores e mais importantes grupos do segmento de produção e comercialização de resinas, breu,
terebintina e seus derivados no mundo, o Grupo RB sustenta seu negócio com base em três pilares:

Base Florestal

Excelência Operacional

Diversificação

Nossa História

O Grupo RB iniciou suas atividades em 1992, a partir da associação de um grupo de empresários com vasta experiência no mercado de produtos resinosos, e cuja história familiar remonta ao início do século passado, em Portugal, através do Grupo Socer, fundado por Manuel Henriques Junior. Desde então, nossa trajetória de sucesso tem sido marcada por grandes conquistas:

1992

Inauguração da primeira unidade de produção de breu e terebintina, instalada na cidade de Manduri interior do estado de São Paulo.

1994

Início da operação da segunda unidade de produção de breu e terebintina, a Resinas do Paraná - RESPAR, localizada na cidade de Sengés – estado do Paraná.

1996

Início da diversificação do grupo com a aquisição da unidade de produção de terpênicos da Eucatex, em Salto, interior de São Paulo.
Fundação da Socer Brasil, que passaria a ser a responsável pela produção de derivados de breu e terebintina em parceria com a Luresa - Espanha.

1999

Início das atividades da Resinas Tropicais, terceira unidade de produção de breu e derivados, localizada em Uberlândia estado de Minas Gerais.

2005

Aquisição integral da Socer Brasil, que passa então a ser uma empresa totalmente controlada pelo Grupo RB.

2006

Compra de 51% unidade INDÚSTRIAl AMBAR COLOFÔNIAS, que passa a se chamar AMBAR RB. Unidade INDÚSTRIAl de produção de breu e terebintina localizada em Rio Grande estado do Rio Grande do Sul.

2010

Início da segunda fase de diversificação do Grupo com o início de operação da Itabox, empresa especializada na produção e comercialização de cama-box, box, box cru, box revestido e paletes.
Assume 100% do capital da AMBAR RB, que passa a se chamar RB Sul.

2011

O Grupo RB aumenta sua capacidade de produção com o início da operação da Itacol, sua nova unidade de breu e terebintina localizada em Itapetininga estado de São Paulo.
Início da operação da Sweet Gum, unidade de produção de goma base para a indústria de goma de mascar.

2013

Aquisição da tradicional empresa 'La Unión Resinera Española, S.A.', produtora de derivados de goma resina, líder de mercado na Espanha desde sua fundação em 1898.

2015

Aquisição dos equipamentos da empresa de pezinhos, acessórios e articulações de cama box Decormant, oferecendo, atualmente, testes de produtos para o mercado.

2016

Construção de unidade específica de recebimento de plásticos usados na resinagem.

2017

Compra de mais um Viveiro localizado na cidade de Itapeva – interior do estado de São Paulo.

Missão

Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços diferenciados, assegurando vantagens competitivas aos nossos parceiros, e aos acionistas, o crescimento sustentável do negócio.

Visão

Ser uma empresa global, inovadora e referência nos mercados em que atua.

Valores

Equipe - Priorizar a valorização humana e trabalhar de forma integrada, buscando inovação e a melhoria contínua.

Comprometimento - Promover e motivar o engajamento das pessoas, numa clara visão de suas responsabilidades e compromissos dentro da empresa, com foco no planejamento, nas metas e na busca pela superação dos resultados.

Organização - Manter uma estrutura ágil, coordenada e que maximize resultados.

Ousadia - Ter coragem e determinação para superar os desafios e buscar novos limites.

Ética - Agir de forma responsável com todos aqueles que interagem com o nosso negócio.

Pesquisa e Desenvolvimento

O Grupo RB investe continuamente no aprimoramento de seus processos internos, produtos e serviços, de modo a atender à crescente demanda de nossos clientes. Nossa filosofia é buscar produtos de maior valor agregado, onde a tecnologia e o desempenho sejam um diferencial.

Atualmente, possuímos instalações bem aparelhadas e equipes totalmente dedicadas ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de produção de mudas de pinus e fabricação de produtos.

Em nossa unidade de desenvolvimento florestal, localizada na Fazenda Resiflor e Fazenda Sul Brasil, mantemos um jardim clonal com capacidade de produção de 10 milhões de mudas por ano.

Esta mesma unidade ainda realiza importantes estudos de desenvolvimento de novas variedades de mudas, visando não somente o aumento da produtividade (kg/resina ano), mas também a geração de mudas mais resistentes às variações climáticas que apresentam as diferentes regiões do Brasil.

Nas unidades de Salto (Socer) e Itapetininga (Sweet Gum), o Grupo RB mantém seus laboratórios de desenvolvimento de novos produtos e plantas piloto, com o objetivo de oferecer ao mercado produtos de maior performance, conferindo um maior valor agregado a nossos clientes.

O Grupo RB é tecnicamente competente e adota as melhores práticas de manufatura, para oferecer produtos de qualidade diferenciada, comparáveis às melhores empresas mundiais.